que esses seres voavam a grandes velocidades, possuíam olhos mais apurados que os das águias e eram capazes de cortar um homem ao meio com suas poderosas garras. Dizem que esses belos monstros foram criados pelo próprio Zeus, que queria fazer o malvado Fineu pagar por seus erros. Por isso além de deixar o homem cego, ele enviou as Harpias para roubarem a comida dele sempre que sentasse a mesa para alguma refeição. Dessa maneira, Fineu, que era uma pessoa que conseguia ver o futuro, sofria demais, pois todos que iam a sua ilha levavam comida para ele em forma de oferenda, mas sua boca jamais tocava os alimentos que eram roubados pelas poderosas Harpias.
Durante muito tempo elas viveram em paz assombrando o pobre Fineu, até que o poderoso Jasão, filho de Esão, chegou à ilha com sua poderosa frota e enfrentou os monstros voadores em uma batalha sangrenta, jamais d’antes vista nessa terra. E graças a Zéfiro e Falais, dois guerreiros alados e com poderes inimagináveis, os homens de Fineu puderam vencer, expulsando assim a Harpias da ilha, fazendo com que elas vagassem pela Grécia sem rumo.
Lá pelas tantas elas encontraram uma nova ilha, que era comandada por Eneias, o mais renomado comandante que Tróia já teve, porém o destino fez com que ele tivesse que sair de sua cidade amada e viver em exílio.
Quando as bestas aladas chegaram ao local, devoraram todo o gado. Assim, sob o comando de Enéias, iniciou-se um ataque contra as Harpias, mas elas eram poderosas e suas penas mais duras que escudos tornaram a batalha desleal, afinal esses homens não tinham a força que os homens de Jasão possuíam. Vendo que todos morreriam eles recuaram e partiram da ilha, amaldiçoando o nome daqueles monstros.
Mas elas também amaldiçoaram Eneias, dizendo que ele e seus soldados ainda passariam fome e teriam que se submeter a grande sacrifício para se alimentarem. E parece que elas estavam certas, pois anos depois Eneias e todos seus companheiros tiveram que comer a própria mesa onde se alimentavam, pois mais nada havia para ser ingerido naquele lugar.
Muitas outras lendas e muitas outras histórias falam das malditas Harpias, sempre as citando como seres belos e horríveis, que se alimentam de tudo que se move e possuem poder para aniquilar um pequeno exército em alguns minutos. Se elas um dia realmente existiram não sabemos, mas certamente a visão daqueles belos rostos sempre causou mais medo do que admiração.
Caso tenha gostado desse post, não se esqueça de “Curtir” o post em seu Facebook, espalhando para seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário