quarta-feira, 30 de março de 2011


A partir desta segunda, 28, o Minilua inicia uma nova série de especiais. Nela, a possibilidade de conhecer um pouquinho da história dos principais times brasileiros. Na estreia, você confere a trajetória de uma das mais importantes agremiações do país, o Sport Club Corinthians Paulista. Uma boa leitura!
corinthians ok
- O clube como conhecemos, surgiu a partir do sonho de 05 operários paulistas. A respeito de seu nome, ela faz referência a uma equipe inglesa, de nome “corinthian”, que na década de 1910, excursionava pela cidade de São Paulo.
- Sua fundação é datada de 01 de setembro de 1910. Entre seus mentores, digamos assim, destaque para os nomes de Joaquim Ambrósio e Antonio Pereira (pintores de parede), Rafael Perrome (sapateiro), Anselmo Correa (cocheiro) e Carlos Silva (trabalhador braçal).
- Seu primeiro presidente foi o alfaiate Miguel Bataglia. Ele, por sua vez, ficaria a cargo do agendamento das primeiras partidas do time.
- O primeiro gol do clube foi marcado logo no segundo jogo, realizado contra o “Estrela Polar”, no dia 14 de setembro de 1910. Seu autor foi o italiano Luigi Salvatore Fabbi.
- Em sua fase inicial, o Corinthians era tido como uma equipe de várzea. Tal panorama só mudaria em 1913, a partir de uma dissidência entre o São Paulo Atlethic Club, Germânia e Paulistano, todos eles, membros da elite paulistana.
mosqueteiro corinthians
- Nas décadas de 20 e 30, o Corinthians começava a despertar a atenção dos paulistas. No período, tem início uma das maiores rivalidades já existentes: Sport Club Corinthians Paulista x Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras).
- Ainda no período, são conquistados 09 títulos paulistas (1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938 e 1939).
- Nos anos 40, o clube vence, de forma inédita, a chamada Taça da Cidade de São Paulo. Na década seguinte, vivencia uma das melhores fases de sua trajetória, renovando seu plantel, com jovens revelados nas categorias de base.
- Entre os jogadores principais, destaque para Luizinho, Cabeção, Idário, além dos nomes de Baltazar e Gilmar.
- Com essa equipe, o time venceria as edições do Campeonato Paulista de 1951 e 1952 e do Torneio Rio- São Paulo (1950, 1952 e 1953).
- No ano de 1953, por exemplo, conquista a Pequena Taça Mundo, competição disputada em Caracas, na Venezuela. No mesmo período, o clube disputaria 64 partidas com times estrangeiros, vencendo 47.
vmatheus
- No final dos anos 50, entra em cena um dos mais representativos presidentes da história do Corinthians, Vicente Matheus. No cargo, ele permaneceria por oito mandatos.
- Nos anos 60, o time atravessa uma das piores fases de sua história, sendo apelidado de “faz-me-rir” por torcedores rivais. Aliás, nem mesmo Mané Garrincha, um dos maiores jogadores brasileiros, seria capaz de reverter esta situação.
- A má fase corintiana só seria alterada, em parte, a partir de 1966. Para tal, a diretoria do clube contrata o zagueiro Ditão e o volante Nair, ambos da Portuguesa. Paralelamente a isso, a verba dirigida ao futebol sofre um aumento considerável.
t_15356_20100831203957
- Na mesma fase, o jornal “A Gazeta Esportiva” passa a tratar o clube como “Timão do Corinthians”. O título, como se sabe, pegou, e permanece sendo utilizado até hoje.
- Nos anos 70, o jogador Palhinha (Cruzeiro) é contratado por uma quantia recorde, 7 milhões de cruzeiros. Certo tempo depois, no dia de 13 de outubro, o clube conquistava o Campeonato Paulista, após um jejum de 23 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário